PAP - Bolsa pequena de mao





As medidas da bolsinha são:

Largura: 14 cm

Altura: 20 c

Você vai precisar de:

Tecido liso (usei sarja para ficar mais encorpado);

Tecido de algodão estampado;

Tecido de algodão para o forro – usei de bolinhas (adooooro!!!);

Entretela termocolante;

1 zíper de 15 cm;

1 zíper de 18 cm;

1 Botão com diâmetro de 2 cm (opcional, para enfeitar);

1 argola de metal;

1 mosquetão (desses usados em chaveiros);

Vamos ao corte das peças:

OBS: eu uso o cortador  circularcom a base de corte e a régua, pois o corte é mais preciso e mais rápido.

Tecido liso

Corte um retângulo medindo 16 cm X 22 cm (parte posterior da bolsa);

Corte outro retângulo medindo 8 cm X 22 cm (parte frontal superior da bolsa);

Corte dois quadradinhos de aproximadamente 4 cm X 4 cm – não precisa muita precisão, pois as sobras serão aparadas depois (para as extremidades do zíper).

Tecido estampado

Corte um retângulo de 10 cm X 22 cm  (parte frontal inferior da bolsa);

Corte dois quadradinhos de aproximadamente 4 cm X 4 cm - não precisa muita precisão, pois as sobras serão aparadas depois  (para as extremidades do zíper do bolso frontal);

Um retângulo de 4 cm X 40 cm (para a alça).

Tecido do forro

Corte 3 retângulos de 16 cm X 22 cm (forro interno e forro do bolso frontal);

1 retângulo de 8 cm X 22 cm (forro frontal superior);

1 retângulo de 10 cm X 22 cm (forro frontal inferior).

Aqui na foto estão as partes que irão compor a parte frontal da bolsa: parte externa e forro.



Nessa foto pode-se ver os cortes do forro, da parte posterior da bolsa e da alça.



Esses são os quadradinhos que serão costurados nnas extremidades dos zíperes.



Depois de cortar as peças, entretele todas, exceto os quadradinhos das extremidades dos zíperes.

Oba! Finalmente vamos à máquina montar a bolsinha.



Preparação dos zíperes.
Abra o zíper menor até a metade. Na extremidade que fica aberta, dê uns pontinhos com a agulha, fechando-o. Isso facilitará a costura do quadradinho de tecido no zíper.











Posicione o zíper com os dentinhos para cima. Posicione o quadradinho estampado com o lado direito para baixo, deixando mais ou menos 1 cm passando da extremidade do zíper. Prenda com alfinete.

Vire para o outro lado e costure na máquina bem próximo ao final do zíper. Faça o mesmo do outro lado. O resultado será esse:


Faça o mesmo com o zíper de 18 cm, dessa vez com os quadradinhos do tecido liso.





Preparação da Alça

Marque com o ferro o meio duas faixas de tecido estampado (no sentido do comprimento). Dobre mais uma vez: agora a largura é de 1 cm.

Faça duas costuras, uma em cada lado, fechando a alça.





No corte maior do tecido, lembre de dobrar as duas extremidades do tecido para dentro, para que o acabamento nas pontas fique bem feito.

Passe uma das pontas da alça pela argola do mosquetão e costure as duas pontas superpostas fechando a alça. Faça mais uma costura unindo os dois lados, para que o mosquetão fique fixo.



Montagem da Parte Frontal da Bolsa

Vamos começar a montar a parte frontal da bolsinha:

Posicione o forro da parte frontal inferior sobre o tecido estampado da parte frontal inferior da bolsa, direito com direito, alinhados.

Entre eles coloque o zíper (preparado com os quadradinhos estampados) com o direiro para baixo. Centralize o zíper e alinhe tudo com a parte superior.  A foto ajuda a entender melhor.



Prenda as laterais e a parte superior com alfinetes. Para que a costura fique certinha, marque com a unha o zíper e usando o próprio zíper como guia, costure unindo parte frontal, zíper e o forro.



DICAS:

Troque o pezinho da máquina para o pé próprio para pregar o zíper. A costura fica mais proxima do zíper e o acabamento fica melhor.

Para que o fecho do zíper não atrapalhe, feche o  zíper até a metade, costure até próximo do fecho, pare a costura, abra o zíper e continue até o final.

Esse deverá ser o resultado:



Virando pelo lado direito:



Acomode o forro por baixo e prenda as laterais com alfinetes. Isso facilitará a montagem do próximo “sanduiche”, evitando que os tecidos se desalinhem.



Agora faça um segundo “sanduiche” na seguinte sequência: embaixo o forro frontal superior com o lado direito voltado para cima, no meio a parte que já está presa ao zíper com o tecido estampado para cima e por último o tecido liso da parte superiorda bolsinha com o direito para baixo. A foto ajuda a entender melhor a sequência.



Alinhe as laterais e a parte superior, prenda com alfinetes e costure prendendo o zíper da mesma forma que fez anteriormente.

Esse será o resultado, visto pelo lado direito:



E pelo lado oposto (forro):





Faça costuras próximas ao zíper na parte frontal da bolsa (uma no tecido liso, e uma no tecido estampado), sem prender os forros.

Lembre-se de trocar o pezinho da máquina pelo da costura reta.

A parte da frente da bolsinha já está pronta. Esse deverá ser o resultado visto pelo direito:





Montagem da Bolsa


Monte um novo “sanduiche” da seguinte forma: primeiro um retângulo do forro com o direito para cima, depois a parte frontal já montada com o direito para baixo,  o zíper (direito para cima), e outro retângulo do forro com o direito para baixo. alinhe tudo pela parte superior e prenda com alfinetes.

ATENÇÃO: Nessa foto o zíper está errado, virado para baixo (ai que raiva!).

IMPORTANTE: verifique se a abertura do zíper está igual à do zíper frontal para que a bolsinha fique mais harmônica.

Esse deverá ser o resultado pelo lado direito:



E pelo lado do forro:



Aqui nessa foto é possível visualizar a sequência dos tecidos:



Monte agora um novo “sanduiche” com a seguinte sequência: um retângulo do forro com o direito para cima, a parte montada da bolsa com o direito para cima e a parte posterior (tecido liso) com o direito para baixo. Alinhe tudo pela parte superior como fez anteriormente, prenda com alfinetes e costure o zíper como fez anteriormente.



Como fez anteriormente, alinhe pelas laterais e pela parte superior, prenda com alfinetes, marque com a unha e prenda tudo junto com uma costura acima do zíper.

Vire para o lado direito e faça também costuras próximas ao ao ziper sem  prender o forro da bolsa. Note que o forro frontal superior será preso nessa cosutra. Não se preocupe, pois, após montar a bolsa, essa costura não ficará visível.

Veja pelo lado direito:



E pelo lado  do forro:



A bolsinha já está quase pronta! Falta prender a alça e fechar.

Abra o zíper (ATENÇÃO: se o zíper ficar fechado, você não terá como virar a bolsa para o lado direito). De um lado alinhe os dois retângulos do forro e do outro lado frente e fundo da bolsa (e o forro do bolso frontal embaixo da parte frontal). Prenda com alfinetes para ficar tudo alinhadinho.

Passe a argolinha pela alcinha menor e posicine ela entre frente e fundo da bolsa, uns 3 a 4 cm abaixo do zíper. A argolinha fica voltada para dentro e as pontinhas da alça para fora, como pode ser v isto na foto abaixo.



Costure as laterais e o fundo das partes externas da bolsa. deixe o fundo do forro aberto para que a bolsa possa ser virada. Veja abaixo:



Apare os cantinhos para que, na hora em que virar, as pontinhas fiquem melhor assentadas.



Após virar a bolsa, feche o fundo virando as beiradinhas do tecido para dentro. Escolha uma linha da cor do forro para que o acabamento fique melhor.



Passe a ferro o forro e o lado direito (cuidado com o zíper!) e acomode o forro no interior da bolsa.

Sua bolsinha está pronta!



Veja como ficou o bolsinho da frente:



Para decorar eu prendi um botão na frente e pendurei correntinhas de bolinhas nos zíperes para facilitar a abertura.



Prontinho, você já pode desfilar por ai com sua bolsinha super fashion!



PAP: Ana Claudia Mattos

Fuente: este post proviene de Artes da Yza, donde puedes consultar el contenido original.
¿Vulnera este post tus derechos? Pincha aquí.
Creado:
¿Qué te ha parecido esta idea?

Esta idea proviene de:

Y estas son sus últimas ideas publicadas:

Saludos a todas is compañeras. En mi blog hay un paso a paso de como hacer esa linda flor gordita. Aquí os dejo fotos y las instrucciones. Para la primeira parte de la flor: a) corte 5 círculos de 6cm ...

Achei lindinha essa flor de feltro, o passo a passo eu vi no blog yoonie-at-home. Feltro, Fieltro linha - Hilo de croche o trico cola - pegamento botões - botones Besos.. Aprendan siempre sigan haci ...

Recomendamos

Relacionado

más manualidades

Oi amores...Tenho pavor de ziper. Nunca coloco bem.Buscando na net ( amoooooooo) encontrei o PAP do maravilhoso Super Ziper (nome sugestivo para meu medo kkkk) e um video no Youtube.Está em español mas a menina que explica faz tao perfeito que vc nao vai ter problema em aprender. Beijos...Vamos ao problema do ZIPER, CREMALlERA ou CIERRE!!!!! Antes mesmo de usar uma máquina de costura eu já achav ...

más manualidades ideas diy

PAP: http://arteemfuxicoecia.blogspot.com Material: 2X tecido 30 X 27 cm 1 X manta acrílica 32 X 29 cm 1 ziper 25 cm aberto, sem as ponteiras de fechamento Viés combinando com a cor do tecido. Faça um sanduíche tecido de fora,manta acrilica e forro e prenda com alfinetes. Faça o metalassê com a distância de 4 cm de uma costura para outra. Ficará assim. Coloque os moldes em cima do lad ...

más manualidades

Passo a passo:1 - Primeiro utilize uma xícara para cortar 10 moldes para a sua flor, risque no lado avesso do tecido. Para um lindo efeito, utilize 2 tipos de tecido para um lado e outro da pátala.2 - Forme os pares e coloque lado direito com direito de cada tecido.3 - Costure ao redor deixando um espaço para virar.4 - Vire e faça o mesmo com as outras 3 pétalas.5 - Dobre a pétala como na figura a ...

patchwork neceser

Un neceser, creo q se entiende bien con los dibujos MATERIAL1 fat quarterRetalhos de tecidos que combinemManta resinada R2Termocolante1 zíper de 30 cm2 botões em formato de florLinha para costuraTesouraCortador circularPlaca de corte Passo a passo1- Passar o molde para os tecidos escolhidos2- Colocar a entertela termocolante nas partes indicadas no molde3- Cortar os tecidos4- ...

más manualidades ideas diy

Esse é um caracol feito com 2 fuxicos e um molde para o corpo. Bem fácil de fazer. Aposto que seu jardim vai ficar muito mais bonito com esse caracol…. Você vai precisar de retalhos de tecido, agulha, linha, enchimento, linha de bordar preta e 2 miçangas preta para os olhos. Corte 2 fuxicos de 6,5 cm de diâmetro e 2 vezes o molde do corpo do caracol. Para fazer o corpo do caracol coloque o tecido ...

más manualidades ideas diy

Esta linda bolsa mouse para notebook encontrei na net, mais exatamente no site Margaret que além de mostrar seu lindo trabalho ainda ensina como fazer. Então vamos ao passo a passo. Meça a largura e altura do seu note, acrescente 10 cm para a altura e 7 cm para a largura e corte dois pedaços de EVA Arredonde em dois lados na altura...e use como molde para cortar o tecido dobrado. ...

más manualidades ideas diy

Pegue uma folha em branco e trace uma reta. -------------------------------------- Do lado que você tiver melhor habilidade (direito ou esquerdo) desenhe a metade do coração. ------------------ Dessa maneira -------------- Observe que o desenho ficará de um só lado. ---------------------- Dobre a folha na linha riscada. ---------------- Recorte o desenho do coração. --------------- Você fica ...

más manualidades ideas diy

PAP: Como fazer artesanato Para fazer esse trabalho você irá precisa de : -Uma folha de papel paraná ou panamá de expressura média. Vamos lá... Você irá cortar um quadrado de 28cmx28cm Depois de cortado, você irá riscar de acordo com o desenho acima, de acordo que em cada lateral tenha 3 quadrados respectivamente dos tamanhos 9,5cm, 9cm e 9,5cm = 28cm cada lado. Após fazer ...

más manualidades

O ponto capitonê ondas de copacabana é conhecido por alguns por ondas, por outros por cobacabana, mas na verdade é uma coisa só : as ondas do Calçadão de Copacabana, que segundo li foi construído em 1904, com pedras portuguesas, e depois modernizado por Burle Marx... Então aqui está o gráfico para fazer uma almofada pneu no ponto capitonê Ondas de Copacabana. São necessários 50 cm de teci ...

más manualidades ideas diy

Olá, estou de volta com mais um passo a passo para todos que adoram artesanato como eu. Aprendi fazer essa flor de cetim que fica muito linda e muito facil de fazer.Siga o Passo a Passo:Corte 50cm de comprimento com 6cm de largura de tecido, pode ser cetim ou tecido de algodãoDobre-o ao meio e una as duas pontas com linha e agulha Apos passar a linha na ponta para uni-las, leve a agulha com a lin ...